Projeto Vida Marinha


 

         

   

 É você quem faz !

                                     

 

 

Educação Ambiental Prática

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DA PESCA ARTESANAL CEARENSE

 

 

Viemos incentivar o novo pescador a conservar o meio ambiente marinho cearense com técnicas sustentáveis para a pesca, buscando o apoio, a compreensão e a participação de todos para a seguinte movimentação:

 

Revitalizar os recifes naturais do fundo do mar do Ceará visando a recuperação da ictiofauna para o resgate e a proliferação das espécies marinhas que se encontram ameaçadas em nosso estado.

 

Criar uma rede natural complementar de recifes impactando positivamente o meio ambiente marinho cearense.

 

O projeto vem atender em seus programas

 

Produtivamente: as populações de pescadores profissionais artesanais.

 

Educativamente: os universitários das áreas marinhas como um laboratório vivo, os estudantes das áreas correlacionadas com este programa e a criação de um curso técnico de pesca.

 

Cientificamente: desenvolver um sistema de defeso próprio para estudo e acompanhamento na recuperação da lagosta e de outras espécies.

 

No turismo: promover lazer, aventura e descontração através do mergulho contemplativo, da pesca esportiva e outras práticas para sustentabilidade e continuidade do projeto.

 

Para que este trabalho seja realizado de forma ecologicamente corrreta, estes recifes, aqui chamados módulos, serão produzidos com tecnologia específica, comprovada e acompanhados por profissionais da área.

  

Estas atividades vem apresentar e desenvolver um modelo para o resgate da pesca artesanal de forma consciente e sustentável e ofertar os benefícios iniciais as famílias dos pescadores engajadas no desenvolvimento e na implantação dos programas deste projeto. 

 

Esta etapa, direcionada aos estudantes universitários participantes do 'Programa de Voluntariado Para o Gerenciamanto', incentiva e apoia o estudo e o desenvolvimento de suas pesquisas. É um laboratório para atender as atividades práticas educacionais voltadas ao conhecimento marinho. Visa ainda promover educação ambiental e estender conhecimento técnico em parceria com as outras áreas de atuação do programa.

 

Outras ações estão sendo desenvolvidas com o objetivo de movimentar este trabalho, esperamos através destas e do seu apoio conseguir recursos para a construção do primeiro módulo experimental.

 

  

Envolvimento

 

Este trabalho precisa desenvolver-se com a participação de todos os que julgam esta atitude importante e necessária, pescadores, mergulhadores, empresários, estudantes, professores, estudiosos, curiosos enfim.

 

A participação e o apoio da sociedade é de grande importância neste movimento que busca contribuir para a presente e futuras gerações com a conscientização para responsabilidade do cuidado do nosso planeta.

Sem esta gota que é você, o oceano não estaria completo.

 

Envolva-se 

 

 

 

 

PARA REFLETIR.

Nos plânctons e nas algas podem estar o futuro da Vida.

 

" Dizem que as florestas são o pulmão do mundo, e que a Amazônia é a floresta mais importante dentro desse contexto. Será que isso é verdade?

Diferentemente do que se pensa, as florestas não são o pulmão do mundo, pois elas não são as principais responsáveis pela produção de oxigênio no planeta. As verdadeiras responsáveis por um grande volume de O2 são as algas marinhas. Isso mesmo! As algas marinhas podem ser consideradas o pulmão da Terra!

Vamos explicar. As algas marinhas fazem muito mais fotossíntese do que as árvores do planeta. Levando em conta toda a população de algas dos oceanos, temos muito mais oxigênio vindo do mar do que gás produzido pelas florestas.

O oxigênio produzido pelas algas extravasa para a atmosfera. Para se ter uma ideia, um metro quadrado de algas produz dez vezes mais oxigênio do que um metro quadrado de árvores.

As algas marinhas produzem mais oxigênio pela fotossíntese e liberam mais gás para o meio ambiente. Já as florestas produzem menos O2 e liberam pouco gás para o meio porque a própria floresta tem um grande consumo de oxigênio.

Existem diversos tipos de algas marinhas que desempenham um papel muito importante no ciclo da vida do ambiente marinho. Isso explica porque as algas são fundamentais para o equilíbrio do planeta."